sexta-feira, 27 de abril de 2012


LITERATURA DE INFORMAÇÃO E DOS JESUÍTAS / BARROCO



1. (UFRN)

Define-se a  Literatura  Informativa  no Brasil como:

a.  as obras que visavam a tornar mais acessíveis aos indígenas os dogmas do cristianismo.

b. a prova de que os autores brasileiros tinham em mente emancipar-se da influência européia.

c.  o reflexo de traços do espírito expansionista da época colonial.

d. a prova do sentimento de religiosidade que caracterizou os primeiros habitantes da nova terra descoberta.

e. a descrição dos hábitos de nomadismo predominantes entre os índios.



Resposta: c



2. (UEL-PR)

A curiosidade geográfica e humana e ao desejo de conquista e domínio corresponde, inicialmente, o deslumbramento diante da paisagem exótica e exuberante da terra recém-descoberta, testemunhado pelos cronistas portugueses:

a.  Gonçalves de Magalhães e José de Anchieta.

b. Pêro de Magalhães Gandavo e Gabriel Soares de Sousa.

c. Botelho de Oliveira e José de Anchieta.

d. Gabriel Soares de Sousa e Gonçalves de Magalhães.

e.  Botelho de Oliveira e Pêro de Magalhães Gandavo.



Resposta: b



3. (FEI-SP)

Dos oito (autos) que lhe são atribuídos, o melhor é o intitulado Na festa de São Lourenço, representado, pela primeira vez, em Niterói, em 1583. Seu autor é:

a. Anchieta.

b. Gregório de Matos.

c. Bento Teixeira.

d. Padre Manuel da Nóbrega.

e. Gabriel Soares de Sousa.



Resposta: a



4. (Fuvest-SP)

Entende-se por Literatura Informativa no Brasil:

a.  o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza e o homem brasileiros.

b. a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.

c.  as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.

d. os poemas do padre José de Anchieta.

e.  os sonetos de Gregório de Matos.



Resposta: a



BARROCO



1. (UFRN)

A obra de Gregório de Matos — autor que se destaca na literatura barroca brasileira — compreende

a.  poesia épico-amorosa e obras dramáticas.

b. poesia satírica e contos burlescos.

c.  poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

d. poesia confessional e autos religiosos.

e.  poesia lírica e teatro de costumes.

Resposta: c



2. (Mack-SP)

Assinale a alternativa incorreta:

a. Julgada em bloco, a literatura brasileira do quinhentismo é uma típica manifestação barroca.

b. Na poesia de Gregório de Matos, percebe-se o dualismo barroco: mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais.

c. A literatura no Brasil colonial é clássica, tendo nascido pela mão dos jesuítas, com uma intenção doutrinária.

d. Com António Vieira, a estética barroca atinge o seu ponto alto em prosa no Brasil.

e. Não se deve dizer que a literatura seiscentista brasileira seja inferior por ser barroca, mas sim que é uma literatura barroca de qualidade inferior, com exceções raras.



Resposta: a



3. (Mack-SP)

Ao Barroco brasileiro pertencem:

a.  Camões e Gil Vicente.

b. Manoel B. Oliveira e Gregório de Matos.

c. Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.

d. Gandavo e Camões.

e. Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.



Resposta: b



4.(UFRS)

Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:

I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.

II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.

III. A oposição entre Reforma e Contra--Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.



Quais estão corretas?

a. Apenas I.

b. Apenas II.

c. Apenas III.

d. Apenas l e III.

e. I, II e III.



Resposta: d



6. (UFRS)

Com relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

a.  Os Sermões, do padre António Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupações do autor com problemas brasileiros da época,por exemplo, a escravidão.

b. Os conflitos éticos vividos pelo homem .do Barroco corresponderam, na forma literária ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas.

c.  A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade nacional.

d. Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.

e. A escultura barroca teve no Brasil o nome de António Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do Barroco.

Resposta: c



7. (PUCC-SP)

“Que falta nesta cidade? Verdade”.

Que mais por sua desonra? Honra.

Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.

              O demo a viver se exponha,

Por mais que a fama a exalta,

Numa cidade onde falta

Verdade,  honra, vergonha."



Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de Matos,

a. o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.

b. o caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio.

c. o estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador.

d. o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador.

e. o estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.



Resposta: a

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