ROMANTISMO
(Vunesp)
As questões de números 1 e 2 tomam por base o
seguinte texto:
"Seja qual for o lugar em que se ache o
poeta, ou apunhalado pelas dores, ou ao lado de sua bela, embalado pêlos
prazeres; no cárcere, como no palácio; na paz, como sobre o campo de batalha;
se ele é verdadeiro poeta, jamais deve esquecer-se de sua missão, e acha sempre
o segredo de encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração, e elevar o
pensamento nas asas da harmonia até as idéias arquétipas."
1. O trecho acima foi extraído da
"Advertência" ao leitor feita por Domingos José Gonçalves de
Magalhães nas páginas iniciais de seu livro Suspiros
Poéticos e Saudades. Que representa esta obra na história da literatura
brasileira?
Resposta: Essa obra, publicada em 1836, é considerada
o marco inicial do romantismo no Brasil.
2. A leitura do trecho acima citado nos
permite identificar o período literário a que pertence a obra. Comente duas
passagens desse trecho que revelem características da literatura do período em
questão.
Resposta: nesse trecho é possível perceber
algumas características do romantismo, como: valorização da emoção, das
sensações (“acha sempre o segredo de
encantar os sentidos”) e sentimentalismo (“vibrar as cordas do corção”).
3. (FEI-SP)
Assinale o item que contém somente características românticas:
a. Subjetivismo. bucolismo, sentimentalismo.
b. Subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.
c. Culto à natureza, nacionalismo, culto ao
contraste.
d. Conceitismo, liberdade de formas,
cultismo.
e. Nacionalismo, culto à natureza, liberdade
de formas.
Resposta:
e
4. (UFRS)
Considere as seguintes afirmações:
I. Pode-se afirmar que o Romantismo
brasileiro foi a manifestação artística que mais bem expressou o sentimento
nacionalista desenvolvido com a independência do país.
II. Os romancistas românticos, preocupados
com a formação de uma literatura que expressasse a cor local, criaram romances
considerados regionais, mais pela temática do que pela linguagem.
IIl. A tendência indianista do Romantismo
brasileiro tinha por objetivo a desmistificação do papel do índio na história
do Brasil desde a colonização.
Quais estão corretas?
a. Apenas I. b. Apenas II. c. Apenas I e II. d. Apenas I e III. e. I. II e III.
Resposta: b
5. (UEL-PR)
O Romantismo graças à ideologia dominante e a
um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma
época propicia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por:
a. teocentrismo. Hipersensibilidade, alegria,
otimismo e crença.
b. etnocentrismo, insensibilidade. descontração,
otimismo e crença na sociedade.
c. egocentrismo, hipersensibilidade,
melancolia, pessimismo, angústia e desespero.
d. teocentrismo. insensibilidade, descontração,
angústia e desesperança.
e. egocentrismo, hipersensibilidade, alegria,
descontração e crença no futuro.
Resposta: c
6. (Tatec-SP)
"O indianismo dos românticos |...| denota
tendência para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se
nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as
como próprias de uma tradição brasileira."
Considerando-se o texto acima, pode-se dizer que o indianismo na literatura romântica
brasileira:
a. procurou ser uma cópia dos modelos
europeus.
b. adaptou a realidade brasileira aos modelos
europeus.
c. ignorou a literatura ocidental para
valorizar a tradição brasileira.
d. deformou a tradição brasileira para
adaptar-se à literatura ocidental.
e. procurou adaptar os modelos europeus à realidade
local.
Resposta: e
7.(UFRN)
A obra poética de Casimiro de Abreu:
a. tem
como tema central a torça do espírito nacionalista do brasileiro.
b. revela extremado empenho em apontar soluções
para problemas de natureza social.
c. pode ser considerada o ponto mais alto da
expressão romântica no Brasil.
d. ostenta, ao lado da singeleza de expressão
marcas de profunda nostalgia do passado.
e. aproxima-se, pelo culto à perfeição forma,
da estética parnasiana.
Resposta: d
8. (Fuvest-SP)
Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves
Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves
demonstram que, no Brasil, a poesia romântica:
a. pouco deveu às literaturas estrangeiras,
consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio
nacionalista dos escritores da época.
b. repercutiu, com efeitos locais, diferentes
valores e tonalidades da literatura européia: a dignidade do homem natural, a
exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.
c .constituiu um painel de estilos
diversificados cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas
preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
d. refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez
de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais históricos,
tidos como prosaicos.
e. cultuou sobretudo o satanismo, inspirado
no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica da Antiguidade clássica,
representadas por suas ruínas.
Resposta: b
9. (Fuvest-SP)
“Já de morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser imortal desgosto!”
No fragmento anterior, pertencente a Álvares de
Azevedo, notam-se características de qual tendência romântica?
a. Mal-do-século.
b. Bucolismo.
c. Poesia condoreira.
d. Nacionalismo.
e. Indianismo.
Resposta: a
10. (Mack-SP)
Assinale a alternativa incorreta a respeito de Fagundes Varela:
a. É um poeta de transição entre a segunda e
a terceira geração romântica.
b. Cantos meridionais são poesias de cunho
lírico, associado aos panoramas tropicais.
c.
"Cântico do calvário” é uma elegia escrita em memória do filho.
d. A religiosidade é um tema presente em
parte de sua obra.
e. E na poesia indianista que atinge o ponto
mais elevado de sua produção poética.
Resposta: e
11. (PUC-RS)
"Sou como a pomba e como as vozes dela
É triste o meu cantar;
— Flor dos trópicos — cá na Europa fria
Eu definho chorando noite e dia Saudades do
meu lar."
A estrofe acima salienta uma das linhas da
reduzida temática da poesia de Casimira de Abreu, que é a:
a. vida familiar.
b. paisagem nativa.
c. saudade da pátria.
d. ternura sonhadora.
e. timidez amorosa.
Resposta: c
12. (ITA-SP)
"Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida
A \ombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta _ sonhou _ e amou na vida."
(.) excerto é de autoria de
......................, importante poeta ultra-romantismo brasileiro, autor de
................... .
a. Casimiro de Abreu — Primaveras.
b. Álvares de Azevedo — Lira dos Vinte Anos
c. Fagundes Varela — Contos e Fantasias.
d. Gonçalves Dias — Últimos Cantos.
e. Castro Alves — Espumas Flutuantes.
Resposta: c
13. (Unitau-SP)
“É o
mais subjetivo, o mais individualista, e, nesse sentido, o mais romântico dos
nossos poetas românticos. E, ao mesmo tempo, o mais anti-romântico.” (M. J. da Trindade Negrão)
Trata-se de:
a.
Gonçalves Dias.
b. Gonçalves de Magalhães.
c. Álvares de Azevedo.
d. Castro Alves.
e.
Fagundes Varela.
Resposta: c
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